segunda-feira, 28 de abril de 2008

MELHORAMENTO DE TEXTO

Melhoramento Colectivo do Texto de Madalena Mendes
“OS DOIS PORQUINHOS”

Era uma vez dois porquinhos que estavam a construir as suas casas. Um porquinho fazia de madeira e o outro de feno. O porquinho que fazia de madeira chamava-se Vítor e o outro porquinho, que era fêmea, chamava-se Inês.
Os dois porquinhos esforçaram-se por acabar as suas casas, tão belas, antes do Inverno, mas o porquinho Vítor, não conseguiu, por isso perguntou à sua irmã:
- Sabes lá minha irmã, o que me aconteceu, não consegui acabar a minha casa e o Inverno está a chegar e gostava de saber se podia passá-lo em tua casa.
E a Inês, porquinha golutona e espertalhona respondeu:
- Sim, meu querido irmão, podes ficar mas com uma condição; deves-me dar muitos chocolates, goluseimas e limpar a casa toda.
Vítor decepcionado com a resposta da sua irmã Inês, respondeu :
- Pronto, está bem! Vou-te dar o que pediste. Nesse Inverno os dois irmãos passaram-no juntos e felizes, mas quando chegou a Primavera, o porquinho Vítor, apressou-se a acabar a sua casa.

Perguntas de Interpretação
1 – O que é que o porquinho Vítor tentou fazer quando chegou a Primavera?

2 – Porque é que o porquinho Vítor queria acabar a sua casa rapidamente?

3 – O que achas da atitude da porquinha Inês quando respondeu ao irmão?

Procura 3 palavras com 1,2,3 e 4 sílabas e separa-as:
1 Sílaba – sem separação
MONOSSÍLABO
bem
que
sua


2 Sílabas
DISSÍLABO
mi-nha
pa-ssar
Ví-tor

3 Sílabas
3 OU + DE 3 SÍLABAS - POLISSÍLABO
In-ver-no
res-pon-deu
por-qui-nho


4 Sílabas
es-per-ta-lho-na
de-cep-cio-na-do
cho-co-la-tes

Sem comentários: